A carreira militar representa um caminho promissor para todo jovem no início de sua formação. Não à toa, o sonho de integrar as Forças Armadas tem feito a cabeça de muita gente. Para conseguir chegar lá, uma boa escolha é se matricular em um curso preparatório militar.

O desafio, afinal, é grande, assim como a concorrência por uma vaga em escolas da Aeronáutica, Exército, Marinha e Polícia Militar. Para você ter noção, somente na Escola de Formação Complementar do Exército (EsPCEx), única voltada à preparação de cadetes no Brasil, nos últimos cinco anos, houve aumento de 247,11% na quantidade de inscritos no processo seletivo.

Ainda assim, com dedicação, é possível chegar lá! Está considerando a possibilidade de começar um curso pré-militar e quer saber quais são os benefícios dele? Então, continue a leitura!

Ter acesso a conteúdo direcionado aos principais exames

Aliar a formação do 3° ano do Ensino Médio ao curso preparatório militar é a melhor forma de estar mais apto para o processo seletivo de instituições como:

Instituto Militar de Engenharia (IME);

Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA);

Academia da Força Aérea (AFA);

Escola Naval (EN);

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM);

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Nele, o aluno tem acesso a conteúdo específico para os exames e reforça seu aprendizado em áreas bastante cobradas, como Geometria Analítica, Trigonometria, Física Mecânica, Álgebra, Físico-Química e Redação. Durante o pré-militar, afinal, esses conceitos são tratados de maneira aprofundada, com um grau de exigência superior ao de quem não busca seguir carreira na área.

Destacar-se da concorrência

Como mostramos, todos os processos seletivos das escolas das Forças Armadas são bastante concorridos. A razão de tamanha procura é fácil de compreender, já que a carreira militar oferece possibilidades de ascensão, estabilidade, boa faixa salarial e benefícios tanto para o indivíduo quanto para sua família. Somados, claro, ao reconhecimento.

Assim, com o auxílio de professores e aulas especializadas, o candidato fica à frente de concorrentes que estudem em escolas tradicionais ou se preparem por conta própria para um colégio militar.

Vale a pena, inclusive, pensar no futuro. Afinal, além das vagas de formação inicial, às quais se dedicam o curso preparatório militar, para candidatos mais experientes, em alguns cargos é necessário ter também graduação em Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Informática, Magistério, Medicina, Psicologia, Pedagogia e Veterinária.

Contar com o apoio de professores especializados

Um corpo docente que tenha experiência com conteúdos de exames militares e conheça o perfil dos exercícios cobrados pode repassar seu conhecimento aos alunos e ensinar formas mais fáceis a eles de conquistar seus objetivos. Além disso, os profissionais ajudam com macetes e dicas que só quem já viveu esse momento pode entender.

Realizar simulados

Você quer chegar a um cargo promissor nas Forças Armadas? Então lembre-se de que pessoas de todo o país também perseguem esse sonho, o que torna essencial que cada candidato esteja muito bem preparado. Conhecer o perfil dos exames e simulá-los, dessa forma, é uma vantagem e tanto!

Em um curso preparatório militar, a realização frequente de simulados permite aos alunos mais conhecimento sobre o perfil das questões exigidas, respeitando o tempo de prova.

Com esse reforço, quando chega o momento de realizar o teste oficial, todos estão mais preparados e conseguem organizar sua estratégia para que o exame seja feito com bastante domínio e eficiência.

Estar em um ambiente em que haja mais incentivo

Manter contato direto com uma instituição, professores e, principalmente, alunos que tenham o mesmo sonho que o seu, permite que ele se mantenha bastante ativo em sua mente.

Conviver com pessoas que enfrentam o mesmo desafio da preparação, essencialmente rigorosa, alivia a tensão e permite o compartilhamento de experiências. Embora muitos de seus colegas possam se tornar concorrentes nas provas, lembre-se de que, se todos passarem, eles também podem continuar a estudar com você no futuro.

Conhecer macetes de cada prova

Cada prova das escolas militares tem suas peculiaridades e macetes, conhecidos somente por quem já é especialista na área. Embora eles não sejam suficientes para resolver todas as questões, não há dúvidas de que auxiliam o candidato a encontrar uma forma mais rápida de solucionar os problemas apresentados.

Além disso, também ajudam a desenvolver suas habilidades de memorização e, somados ao domínio dos conteúdos cobrados, alguns artifícios específicos valem para estratégias de sucesso à realização de um teste importante.

Contar com material de apoio completo

Além das horas dedicadas às aulas no curso pré-militar, é imprescindível também reservar algum período do dia às leituras e à realização de exercícios em casa. Um aluno que faz revisões e organiza seu plano de estudos aumenta as chances de ter êxito nas provas.

Para isso, o material de apoio oferecido nos cursos se torna o melhor amigo de quem procura dar mais atenção a cada nova matéria aprendida em sala. Nele, vale a pena fazer anotações e destacar dúvidas a apresentar nos plantões com professores. No futuro, toda a dedicação faz diferença.

Concorrer a excelentes cargos para homens e mulheres

Há alguns anos, ingressar nas Forças Armadas era privilégio exclusivo para homens. Hoje, felizmente, muitas coisas mudaram e as escolas oferecem também vagas a mulheres. Seja no Exército, na Aeronáutica, na Marinha ou na Polícia Militar, o caminho promissor é acessível a elas.

Ainda que nesses casos a concorrência seja maior, já que o número de oportunidades é mais limitado, alunas que se formam em um pré-militar já se colocam à frente dos demais candidatos.

Ao fim, o percurso até uma dessas carreiras pode realmente ser longo e desafiador, mas todo o esforço tende a ser compensado quando se assume um cargo voltado à defesa da soberania, ordem e segurança do país. O alto grau de exigência das instituições, assim, torna o curso preparatório militar um forte aliado de quem quer aumentar suas chances de conquistar a vaga, com todo o suporte necessário

O IPMIL – Instituto Padrão Militar, foi criado com o objetivo preparar jovens de 13 a 18 anos, para o ingresso nas forças armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou nas forças auxiliares (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), com o apoio de uma equipe extremamente capacitada, metodologia, plano de estudos, aulas das principais matérias cobradas nos atuais editais, preparo físico e psicólogo, o IPMIL proporciona ao aluno, o alicerce educacional como base para a admissão nas escolas militares.

Inscreva-se em: https://processoseletivo.ipadraomilitar.com.br/

font: alphaduque

AWARD WINNING PRODUCE

Order Online

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vestibulum aliquam cursus. Mauris molestie aliquam urna. Curabitur nec eleifend risus. Integer eget libero sed elit pharetra ultricies eu in augue. Integer eget libero sed elit pharetra ultricies eu in augue.

new0homepage-intro-block