Para ingressar no Corpo de Bombeiros de São Paulo é necessário antes prestar o concurso público para a Polícia Militar ou para o curso de formação de oficiais da Academia do Barro Branco. Dependendo dos termos do edital, o candidato a soldado pode escolher por ingressar no Corpo Policial ou direto no Corpo de Bombeiros.

Já o candidato a oficial deve necessariamente fazer antes o curso na Academia do Barro Branco. Após o curso de quatro anos de aspirante a oficial, é possível fazer um concurso interno para ingressar na Escola Oficial do Corpo de Bombeiros.

A qualquer momento da carreira, tanto o soldado como o oficial podem optar pela carreira de bombeiro, bastando para isso aguardar a oportunidade para prestar o concurso interno.

O concurso público para o ingresso como soldado é composto por provas teóricas de matemática, português e conhecimentos gerais, atualidades e uma redação. Os aprovados na prova teórica passam em seguida por prova de condicionamento físico e exames de saúde. É necessário ainda apresentar os documentos que comprovem sua idoneidade.

A altura mínima para ingressar na PM é de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens). A formação do oficial se dá pela Academia do Barro Branco. Para ingressar é necessário possuir o Ensino Médio completo e idade mínima de 17 anos.