fbpx

PELA 1ª VEZ EM SUA HISTÓRIA, BOPE TERÁ UMA INTEGRANTE MULHER NO ESQUADRÃO ANTIBOMBAS

Pela primeira vez na história do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Mato Grosso (Bope), a equipe poderá ter uma integrante mulher. A soldado da Polícia Militar, Thalyta Pimenta Jara, é uma dos oito oficiais que participarão do curso técnico de explosivista, que começa na próxima semana e deve ser concluído em maio desse ano. O curso formará novos integrantes para a equipe de Mato Groso.

Após a qualificação, o grupo desenvolverá atividades como desativação de artefatos explosivos ou suspeitos, além da análise de equipamentos e perícias. “São preparados para dar atendimento às ocorrências que são responsabilidades do Esquadrão Antibombas em todo o Estado. Eles são preparados para lidar com explosivos e para a parte pericial”, explica o tenente Leandro Zuqueti, que é coordenador e instrutor do curso.

Segundo Zuqueti, 22 candidatos participaram das três fases classificatórias para o treinamento. Ele ressalta ainda que a soldado Thalyta concorreu em condições iguais aos policiais homens durante as três fases. Restaram apenas 13 participantes para a última etapa, que é o curso. “O fato da nossa servidora concorrer de forma igual com os demais concorrentes, a coloca ainda mais em evidência, mostra o quanto preparada ela está para compor a equipe. As fases eliminatórias em que Thalyta já participou, mostram que a equipe exige muito de quem a integra”, frisou o instrutor.

A formação é realizada dentro das instalações do Bope, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como avenida do CPA, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Militares de outros estados também participarão da qualificação junto com os oito mato-grossenses e após formados retornarão para suas respectivas regiões.

Depois do curso intensivo, os policiais passam por um estágio, que dura um ano. E participam de formações contínuas, mesmo após integrarem o Esquadrão Antibombas – que é muito restrito.

Thalyta integra os quadros da Polícia Militar há nove anos e em breve entrará para a história da PM como a primeira técnica explosivista do Bope de Mato Grosso. “Eu me sinto preparada para enfrentar esse desafio, física e psicologicamente. Faço parte do Bope há quase cinco anos e integrar a equipe do esquadrão antibomba é um sonho, além de ser um grande desafio para minha carreira militar. A responsabilidade fica maior pelo fato de nunca na história do batalhão a equipe tenha sido integrada por um militar feminino. O curso é totalmente técnico e me permite contribuir para o esquadrão”, afirma empolgada.

Até então, Thalyta atuava no setor administrativo do Bope. Ao optar pelo curso de explosivista, poderá ter sua rotina virada de ponta cabeça. No lugar de papéis e canetas, Thalyta passará a lidar com fios, ferramentas, equipamentos e trajes especiais para atendimento de ocorrências com explosivos. Trabalhar com explosivos era um sonho da militar, que vem se preparando para enfrentar o desafio há algum tempo.

O comandante do Bope, coronel Ronaldo Roque, fala da importância do curso que formará novos explosivas. Atualmente, a equipe conta com apenas sete servidores que atendem todo o Estado. “O curso é importante para o Bope e muito mais para a sociedade, considerando que ampliaremos a equipe podendo oferecer ao estado de Mato Grosso, um serviço de maior precisão e agilidade”, pontua o comandante.

Em nome do esquadrão antibombas do Bope, o sargento Busato explica que todos farão de tudo depois de formados e integrantes quadro de técnicos de explosivista. “Thalyta será recebida da forma mais tranquila possível para que não haja preconceitos e dificuldades no desempenho de suas funções”, garante o militar.

Atualmente, são 125 servidores lotados no Bope. Desse total, apenas oito são policiais femininas. Entre elas apenas uma atua em operações especializadas enquanto as demais desempenham funções administrativas. O curso está em sua 3ª edição.

O IPMIL auxilia seus alunos a se prepararem para os principais concursos, incluindo o que abordamos nessa matéria (PM).

Para saber mais sobre a carreira militar, acompanhe nosso blog.

Se deseja ingressar nas fileiras de gloriosas instituições, se prepare conosco!

Inscreva-se em: https://ipadraomilitar.com.br/inscrever/

Avante!

 

fonte: m.guiame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *